skip to Main Content

O que é rentabilidade?

A rentabilidade é um indicador ligado a um investimento inicial e em quanto de retorno ele é capaz de proporcionar para o investimento.
Saber o que é rentabilidade e como conseguir explorá-la ao máximo é que torna qualquer investimento bem-sucedido.
O dinheiro aplicado precisa dar retorno. Este é o objetivo dos investidores e a base de qualquer ativo financeiro saudável.

Conceito de rentabilidade

Imagine que você investiu R$ 10.000 e ao fim de um período, calcula que agora tem R$ 15.000. Isto é a rentabilidade dos investimentos.

Ou seja, com o dinheiro investido, você teve um retorno de 50%. O investimento manteve-se com o valor inicial e gerou um ganho de 50%. Fica mais fácil entender a rentabilidade como sinônimo de retorno sobre o investimento, o rendimento.

Diferença entre rentabilidade e lucratividade

É bastante comum confundir rentabilidade com lucratividade. Entenda a diferença entre ambos.

Mesmo que você consiga resgatar um valor maior do que o valor investido inicialmente, não significa que você obteve lucro.

E, com certeza, o lucro não será igual à taxa de rentabilidade, pois toda operação sofre algum tipo de despesa.

Assim, lucro é o valor que sobra ao investidor depois de pagas todas as despesas envolvidas na obtenção daquela rentabilidade.

Para entender a lucratividade de um investimento, você precisa descontar todos os valores pagos na operação (ou que influenciaram no aumento de capital).

Em geral, são esses os valores:

  • impostos;
  • taxas operacionais;
  • inflação.

Cada investimento possui taxas e impostos diferentes, aplicados sobre a rentabilidade. Para conhecer o valor líquido que você irá receber, será preciso descontar esses valores.

Além disso, é preciso considerar a inflação, que já falamos anteriormente. Para conhecer a rentabilidade real, você também deverá subtrair os valores da inflação.

Quer começar a investir? Aguardo seu contato, posso ti ajudar.

Diego

Tecnologia da Informação e Web Developer
Educador Financeiro

Back To Top
×Close search
Search