skip to Main Content

O que é Liquidez?

O grau de agilidade de conversão de um investimento sem perda significativa de seu valor mede sua liquidez. Em outras palavras, é a capacidade de transformar um ativo (bens ou investimentos) em dinheiro. Quanto mais rápido for essa conversão, mais líquido esse bem será.

De início, vamos conhecer o conceito de liquidez. Ele corresponde à facilidade e velocidade com as quais um ativo pode ser convertido em dinheiro novamente. Ou, em uma definição mais simples, é a capacidade de transformar um ativo (bens ou investimentos) em dinheiro.

A partir de tal contextualização, pode-se compreender que quanto mais rápida for a conversão do ativo em dinheiro, mais líquido ele será. Um ativo com pouca liquidez, portanto, é aquele mais difícil de ser resgatado.

Os motivos podem ser diversos. Por exemplo, simplesmente pela falta de compradores ou mesmo pelo tempo necessário para liquidar o investimento. A venda de um imóvel é considerada de baixa liquidez, já que costuma ser necessário um tempo maior até conseguir efetivá-la.

Já no mercado financeiro, os investimentos podem ter características variadas. Alguns podem ser resgatados a qualquer momento, como a poupança. Outros são negociados em dias úteis e há, ainda, aqueles que têm um prazo certo para serem convertidos em caixa para você.

Cada investimento faz parte do seu patrimônio. Assim, é preciso saber quando é possível contar com ele. Considerar a liquidez também é uma maneira de fazer escolhas mais eficientes. Isso porque você consegue programar cada ativo de acordo com o prazo de seus objetivos.

Diego

Tecnologia da Informação e Web Developer
Educador Financeiro

Back To Top
×Close search
Search